Untitled Document
FlexSlider 2
 Pedro Leopoldo solicita apoio turístico ao Governo de Minas Gerais
Pedro Leopoldo solicita apoio turístico ao Governo de Minas Gerais
Reportagem de Ronaldo Araújo
Repórter
Publicada 11/01/2017

O Secretário de Cultura, Esporte, Lazer, Juventude e Turismo de Pedro Leopoldo, Daniel Costa, esteve na Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) nesta segunda-feira (09) para solicitar apoio para que a cidade se torne uma referência no setor aumentando, então, o fluxo de turistas.

“Nosso desejo é atrair mais visitantes e girar a cadeia produtiva do turismo, como, por exemplo, comércio, hotéis, bares e restaurantes. Para alcançarmos êxito nessa nova etapa, contamos com a parceria da Setur”, revela Costa.

Com a atual crise econômica, setores que antes sustentavam a economia local deixaram de protagonizar a geração de emprego e renda no município. Com isso, o turismo se apresenta como grande potencial para se tornar o carro chefe do desenvolvimento de Pedro Leopoldo, que pertence ao Circuito Turístico das Grutas e tem atrativos para fomentar as atividades turísticas.

Diante das demandas previamente apresentadas, o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, direcionou sua equipe para uma visita técnica, juntamente com os representantes do circuito, ao município para realizar um diagnóstico e propor novos produtos turísticos. “Estamos preparando, para a próxima semana, uma visita para conhecer de perto a realidade do município. Após um levantamento técnico, vamos avaliar quais são as ações para que Pedro Leopoldo se consolide como destino turístico de Minas Gerais”.

Atrações

Além da maior festa de rodeio da região (Pedro Leopoldo Rodeio Show) que atualmente atrai muitos amantes da música sertaneja para a cidade, algumas festividades estão em pauta para uma possível nova programação turística.

O grande ícone do espiritismo no Brasil, Chico Xavier, é natural de Pedro Leopoldo. A casa onde o médium nasceu é aberta para visitação e abriga também um memorial contando sua trajetória. “Nosso objetivo é utilizar essa riqueza cultural reativando as feiras espíritas que fomentam o turismo religioso”, avalia Ricardo Faria.

Vale ressaltar que o Parque Estadual do Sumidouro também localizado em Pedro Leopoldo possui a entrada Casa Fernão Dias que é considerada patrimônio cultural tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico - IEPHA. O espaço ainda possui um anexo, onde funcionam áreas de apoio administrativo e à visitação à Trilha do Sumidouro. Ao visitá-la, o visitante vai conhecer a história do bandeirante Fernão Dias, que por alguns anos se instalou na região com sua tropa em busca de ouro e pedras preciosas.

Reportagem: Ronaldo Araújo - Informações: Setur.

 Documento sem título
Comentários
 Empresas