Untitled Document
FlexSlider 2
 Eleição dos membros do CODEMA de Matozinhos é adiada
Eleição dos membros do CODEMA de Matozinhos é adiada
Da Redação
do Por Dentro de Tudo
Publicada 10/01/2017

A Assembleia Geral para eleição dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental – CODEMA, para o biênio 2017/2018, que seria realizada nesta terça-feira (10), foi adiada. Os motivos não foram informados pela Diretoria de Meio Ambiente. Uma nova data será informada em breve.

O CODEMA é um órgão local do SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente), possui caráter deliberativo, consultivo e normativo, e é de suma importância para a solução dos problemas que envolvem o Meio Ambiente no município.

Por que criar o CODEMA?

Muitos problemas ambientais, com seus decorrentes impactos sócio-econômicos, teriam sido evitados caso ocorresse uma atuação rápida do órgão local. A familiaridade com as questões sociais, econômicas, culturais e ambientais do município que os membros do CODEMA devem possuir, por vezes acabam por preconizar um diagnóstico dos principais problemas enfrentados pelo município, ao que se refere ao cumprimento das leis ambientais e às suas especificidades municipais. Daí a importância da gestão ambiental nos municípios, pois os principais problemas ambientais ocorrem a nível local, e há também uma tendência de descentralização da gestão dos recursos naturais, que vem acontecendo desde o Pacto Federativo, possibilitando assim uma ação mais democrática, ágil e transparente. Criar, manter e divulgar o CODEMA como um órgão que possibilita a participação conjunta da sociedade civil e dos órgãos governamentais nas questões ambientais, e conseqüentemente nas questões do desenvolvimento municipal, é valorizar o CODEMA também como um órgão que beneficia a todos. 

Reportagem: Ronaldo Araújo.

 Documento sem título
Comentários
 Empresas