Untitled Document
MENU
Buscas
 Acontece hoje a 2ª reunião para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico
Acontece hoje a 2ª reunião para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico
Da Redação
do Por Dentro de Tudo
Publicada 05/12/2017

A Prefeitura de Matozinhos vai realizar nesta terça-feira (05) mais uma reunião para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB. Será na Escola Municipal Dona Elza Alves de Oliveira – CAIC, a partir das 16 horas. O convite é para os moradores dos bairros São Sebastião, Florestal, Floresta, Liberdade, Bom Jesus, Presidente, São Paulo e São José.

Sobre o PMSB - Apenas 30,4% das cidades brasileiras têm planos municipais de saneamento básico. É o que aponta um estudo do Instituto Trata Brasil divulgado no mês de Agosto de 2017, feito com base em dados do governo federal. A cidade de Matozinhos inciou o planejamento e pretende sair deste percentual nos próximos meses.

Além da importância de estabelecer metas e diretrizes para o saneamento local, o plano municipal é importante porque a sua existência será condição para o acesso da cidade a recursos federais na área de saneamento.

A primeira reunião aconteceu no dia 22 de Novembro, em Mocambeiro. Hoje, será no CAIC e no próximo dia 19/12, no Palácio da Cultura.

A apresentação do projeto à população acontecerá no dia 30 de Janeiro de 2018, em Audiência Pública que será realizada na Câmara Municipal de Matozinhos.

Os planos estão previstos na Lei 11.445 de 2007, conhecida como a Lei do Saneamento Básico. A legislação prevê a universalização dos serviços de abastecimento de água e de tratamento da rede de esgoto no país, sendo que um dos principais pilares é a elaboração de um plano municipal do setor para cada cidade.

Responda o questionário abaixo

Um questionário online foi elaborado com perguntas que abrangem todas as áreas do Saneamento Básico, como distribuição de água, rede de esgoto, drenagem urbana e a destinação correta dos resíduos sólidos. Quanto mais pessoas respomderem, maior será a abrangência e a compreensão dos problemas encontrados com a ausência de Saneamento Básico.

Participe!
 
Reportagem: Ronaldo Araújo.

 Documento sem título
Comentários